sábado, 1 de setembro de 2012

15º dia - Portmarín – Fonfría


Pheeeeeewwww... como diria o meu amigo Alex!  (traduz-se pfiuuuuuuuuuu!!)
O albergue de Portmarín tinha pequeno almoço, quase sempre são “tostadas” e “café con leche” e custa entre 3 e 4 €.

Estava na estrada às 7:30. Mas o acordar dos motores leva sempre tempo... é um põe e tira casaco, põe luvas, tira luvas, tira foto, etc... toda uma adaptação e um preparar antes de aquecer realmente e começar a papar km! Neste dia, enquanto passava a ponte romana para atravessar o rio Miño, acho que parei pelo menos 4 vezes!  E também porque sabia que aí vinha uma subida e tanto... Mas com belíssimas vistas para não variar!
Não sei se vocês estão a ver bem esta paisagem... por isso vou repetir:




Só e mai nada!!!!! Logo para abrir a pestana de manhã!

Como estou a fazer o caminho em sentido inverso, há sempre quem pare para me informar que Santiago é no outro sentido... e lá vai a minha resposta:
- Este es mí camino! Vengo de Santiago y voy hasta Léon! Gracias!
Esta foi a nossa primeira subida “à séria” desde que começámos o caminho, dos 380m aos 680m! As subidas de manhã são boas para aquecer já que aqui faz já um certo fresquinho de manhã! Neste caso aqueceu e deu para suar bem! Mas Suar com vista!




Descemos depois até Sarria (450m) e voltámos a subir até Triacastela (quase 700m) pelo caminho parámos em Samos e fomos visitar um Mosteiro que ficava num vale lindo!




Almoçámos em Triacastela e a dúvida aqui punha-se com o desafio do dia seguinte que nos levava a O Cebreiro, a cerca de 1400m...

Nota: Não sei se reparam mas já não nos é muito relevante o facto de andarmos km, mas sim ultrapassar os picos altos do percurso!
Decidimos por os pés a mexer e pelo menos subir parte deste trecho, até um albergue que fica a 1300m, em Fonfría.

Confesso que custou muito ... mas fez-se! Partes a empurrar a Nana, partes a pedalar, partes a descansar... mas lá chegámos! 
E olhem-me bem para estas vistas de sonho:



 
Este albergue parecia-se mais com chalet de montanha!  Jantar numa mesa comum e dormida na camarata do costume. 

Felizmente já habituei a estas dormidas comunitárias e até já nem me apetece enfiar-me num quarto sozinha! J Não é para todos. Tenho a certeza que 99% das minhas amigas não acharia a mínima graça de tomar duche nos albergues, de dormir nestes colchões duvidosos (alguns com pulgas dizia o Paolo!), de se vestir em balneários, de usar sanitas nem sempre a brilhar... Pois é! Chamem-me porquinha,...mas gosto e vou sentir falta quando acabarem! 
 
Toca a dormir que amanhã ainda temos uma subida jeitosa até O Cebreiro, antes de começar a descer para Villafranca del Bierzo.


Sem comentários:

Enviar um comentário