quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dia 8 - vou dormir a um navio, how cool is that?

Dia 8 (21 de Agosto) deixámos o Porto e seguimos para Viana do Castelo!
OBRIGADA Filipa pela estadia nesse cantinho maravilhoso da foz - it felt like being home for 2 days!

É raro dormir até tarde e mesmo depois de grandes noitadas as minhas pestanas têm tendência a abrir cedo. E assim foi, depois de programar o despertador e esquecer de o por "on", acordei às 7.30 fresquinha e cheia de vontade para mais um dia a pedal.

  
O piso até começou por ser alcatrão mas depressa mudou para um empedrado que fazia tremer o miolo... o que logo de manhã não era o que mais apetecia! A meio caminho de Vila do Conde cruzei-me com a Graciela e o Juan, dois espanhóis que iam para Lisboa e vinham de não sei onde (no me acuerdo). No principio não foram muito simpáticos mas depois lá abriram os cordões à bolsa. Tirámos fotografias, trocámos email e aconselharam-me a fazer a costa até Bayona porque is encontrar uma ciclovia de 30 km sempre junto ao mar (confirma-se!... de La Guardia a Bayona há uma MEGA ciclovia que nos entala entre o mar e a serra).

Estão a ver o piso??



Coitada da Nana ainda se desconjuntava...
Um bocadinho mais à frente cruzei-me com um jovem em sentido contrário e perguntei-lhe para onde ía... vou para Santiago disse ele. Claro está que tive de me rir... mas quem se riu também foi ele! Parámos, foto, email, e desta vez seguimos caminho juntos. O Derek é canadiano e professor de filosofia em Toronto. De mapas, orientação e bicicletas não percebia NADA! Mas o objetivo do Derek era outro, esta era uma viagem de devoção e descoberta de Deus. Passados poucos km percebi que era uma pessoa muito aberta, divertida e relaxada. ia fazer a viagem com umas folhas impressas onde estavam os pontos de interesse do percurso, mas nada de mapas e adorava a ideia de estar shitting
O Derek estava radiante dizia que tinha uma guia e que preferia ir comigo pela costa (e sabendo onde ia) do que seguir sozinho.


O maluco de camisa é o Sam, um inglês que vive em Bordeaux e que tinha dormido na praia. um batido do ciclo turismo, já tinha atravessado os estados unidos...Também seguiu caminho e ofereceu poiso em Bordeaux.
Os dois holandeses vinham desde Amsterdão (perto) e iam até Fátima. A viagem deles tinha por objectivo angariar fundos para uma escola no Gana...
Os kms com o Derek passaram num instante, fomos sempre a conversar e como professor de filosofia podem crer que a conversa foi muito gira!!  A 20 km de Viana ele seguiu para dentro (tinha hotel em Barcelos se não até acho que seguíamos juntos) e eu continuei.


Para em Esposende e visitei uma igreja onde estavam os adros todos das procissões dos arredores, o que, para quem me conhece sabe que é um mimo! Santos, flores e muitas cores! Lindo!


Cheguei depois ao destino, depois de andar por ruelas de pedra, estradas de terra e muito alcatrão!


A pousada navio Gil Eanes é, como o nome indica, um navio. O meu quarto era confortável com casa de banho, mas o duche comum deixava a desejar. nome do quarto "2 doentes contagiosos"... sugestivo não? Mas a experiência valeu a pena! A Nana dormiu no convés.



Fomos dar uma volta por Viana e comemos uma ótima sopa e uma sandoca de paio e queijo!
Xonar!


1 comentário: